V Jornadas de Equinicultura 

Balanço

 

No ano 2000 realizaram-se na na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as primeiras Jornadas de Equinicultura. Ao longo dos anos, várias edições deste que é o evento técnico-cientifico de referência na área da produção equina em Portugal, têm sido bem acolhidas pelos associados de ambas as Associações e pelo setor equino.

Em 2016 a Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) e a Associação Internacional de Estudantes de Agricultura da UTAD (IAAS-UTAD) realizaram as IV Jornadas de Equinicultura também na UTAD. Nesta última edição discutiu-se, ao longo de dois dias de interação, a equinicultura em Portugal e no Mundo, sua importância e perspetivas futuras.

Numa altura em que se debate constantemente a neutralidade carbónica e a preservação do meio ambiente, esta produção animal trabalha em estreita ligação com o meio rural, a manutenção da paisagem, áreas de pastagem, desenvolvimento social e humano, novas potencialidades de turismo, sem descurar a importância económica do cavalo de desporto, a evolução na área da genética e genómica.

O setor equino é um dos setores de produção animal que, a nível europeu, cresce estavelmente cerca de 5% ao ano. Este é um setor chave para a Zootecnia portuguesa, onde as potencialidades de produção são grandes e onde faltam técnicos com competências específicas.

Estas Jornadas têm como principal objetivo juntar os principais agentes envolvidos em torno do cavalo, nas suas diferentes vertentes, para que, em dois dias, se discuta a importância desta espécie animal como espécie de elevada mais valia económica para o nosso pais. Serão, ainda, uma oportunidade para que detentores, técnicos, investigadores, e outros profissionais do sector possam trocar ideias, e, esperamos, para que se faça uma ponte entre o conhecimento técnico e científico existente e as necessidades práticas do dia-a-dia desta espécie animal.

A APEZ e a IAAS-UTAD contribuem assim para a promoção e disseminação desta que é uma área nobre da zootecnia nacional e internacional. É uma honra poder contribuir para a promoção da discussão técnica e científica e para a transferência de conhecimento neste que é um dos desafios que a Zootecnia tem atualmente. Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram a concretizar esta iniciativa:

  • à comissão científica que nos ajudou a construir um programa extraordinário e pertinente
  • aos oradores convidados pela sua disponibilidade e apoio
  • às empresas e instituições que nos apoiam, sem as quais não teria sido possível esta realização
  • aos nossos colegas da comissão organizadora, IAAS-UTAD.

O nosso agradecimento, também, aos participantes das jornadas é para eles e por eles que os fazemos, e esperamos corresponder às vossas expectativas.

Até breve!