A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) é uma associação sem fins lucrativos criada em 1996 por um conjunto de Engenheiros Zootécnicos que quiseram afirmar a profissão de Engenheiro Zootécnico, nomeadamente através de realizações de carácter técnico-científico.

A formação superior em Engenharia Zootécnica existe em Portugal há mais de 40 anos. Ao longo da sua existência, a APEZ tem estado atenta e participado, sempre que possível, nas acções relacionadas com a área da Ciência Animal, sendo, em Portugal, uma das principais entidades representantes desta área do conhecimento e de actuação profissional.

 

"A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) nasceu da vontade dos Licenciados em Engenharia Zootécnica se organizarem na defesa dos seus interesses e direitos. De início e com a realização do seu I Encontro Nacional na Universidade de Évora, em 16 e 17 de 1988, verificou-se o enorme interesse da classe por estudar e aprofundar os assuntos relacionados com a Zootecnia: Etologia, Melhoramento Genético, Nutrição, Reprodução, Economia e Planeamento, Extensão Rural, Bovinicultura, Ovinicultura, Caprinicultura, Suinicultura, Avicultura, Cunicultura, Equinicultura, Piscicultura e Transformação tecnológica de produtos.
O êxito desse encontro conduziu à realização dos I, II e III Congressos de Zootecnia, realizados respectivamente: na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Novembro de 1989, na Universidade dos Açores em Novembro de 1990 e na Universidade de Évora em Abril de 1991. A quantidade e qualidade de trabalhos apresentados, provou que a APEZ é hoje uma organização que é uma peça fundamental da Zootecnia Nacional."