Hoje comemoramos o dia do Zootécnico.

Desde os primórdios da Humanidade que o Homem se relaciona com os animais.

O termo Zootecnia deriva dos radicais gregos ζωον, zoon (animal) e τέχνη,techne (tratado sobre uma arte).

Definida como arte, ciência, área do saber, a Zootecnia inicia-se segundo alguns autores na última parte do séc. XVIII. Nasce da necessidade de especificar conhecimento situado na fronteira entre a agronomia e a veterinária, sendo lecionada em ambas as formações em França, onde surge. O conde de Gasparin foi o primeiro a fazer uma distinção explícita, na introdução ao seu Curso de Agricultura (1843), entre dois assuntos: agricultura propriamente dita e zootecnia. Isso levou a que, durante a criação do Instituto Agronómico de Versalhes, em 1848, abrisse uma cadeira em zootecnia, da qual ele define o objeto nos seguintes termos: "Criar uma nova doutrina de produção animal baseada em ciência experimental, cuja natureza fundamental consiste precisamente na maneira de considerar o gado na economia rural”.

Esta área científica foi introduzida na formação académica em Portugal aquando da criação da Escola Veterinária Portuguesa, em 1830, na então designada cadeira de Higiene Pecuária, e mais tarde, no curso de Agronomia do Instituto Superior de Agronomia, seguindo a tendência francesa. No entanto, apenas em 1973, foram instituídos, os primeiros cursos superiores na área específica da Zootecnia, em Évora e Vila Real, tendo sido publicado a 25 de outubro de 1978, o Decreto-Regulamentar 38/78, substituiu o Bacharelato em Produção Animal do Instituto Universitário de Évora pela Licenciatura em Ciências Agrárias que mais tarde dá origem ao curso de Engenharia Zootécnica na Universidade de Évora. Considerando-se assim na 1ª licenciatura de zootecnia em Portugal, logo seguida pelo curso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Cursos estes que mais tarde deram origem às licenciaturas, mestrados e doutoramentos em Engenharia Zootécnica, Ciência e Tecnologia Animal e Ciência Animal. Atualmente, esta área da ciência é lecionada no ensino superior universitário e politécnico em vários cursos.

Atualmente, os Zootécnicos, são técnicos altamente especializados que trabalham com o conhecimento científico e atuam em toda a fileira produtiva, desde o “prado até ao prato”. É responsabilidade do Zootécnico defender e zelar pelo bem-estar dos animais, garantir que estão nas melhores condições e que recebem os melhores cuidados. É sua responsabilidade a produção de alimentos de origem animal de elevada qualidade, com rastreabilidade e com segurança alimentar e sobretudo inovar e encontrar (como temos feito nos últimos 42 anos em Portugal) soluções técnicas e científicas para melhorar a eficiência dos animais e dos sistemas de produção, mitigar o impacto ambiental das unidades de produção, garantir que estas são ambiental e economicamente sustentáveis, preservar a biodiversidade doméstica e contribuir para a preservação dos ecossistemas agro-silvo-pastoris. A Zootecnia é uma profissão com exigência tecnológica crescente. Aliar o bem-estar animal à produtividade e rentabilidade exige formação altamente especializada. A Zootecnia 4.0 é o presente da produção animal e inclui tecnologia tão avançada como robôs de ordenha, cercas virtuais, pavilhões completamente automatizados e controlados através de um smartphone, monitorização em tempo real dos dados fisiológicos dos animais e da sua localização.

A dialética entre conhecimento e ação, entre análise e síntese, entre o fundamental e o finalizado pontua, assim, a história da zootecnia. Esta história não está encerrada, já que hoje a integração na perspetiva da ação de novos conhecimentos (cuja renovação nunca foi tão rápida) requer novas pesquisas, que respondem em tipo do conceito de Engenharia Zootécnica.

Temos orgulho em ser Zootécnicos.

Feliz dia do Zootécnico.

Ana Sofia Santos
(Presidente da Direção)